Porque é que eu deveria duvidar dos meus próprios pensamentos?

Se algo nos vem à mente, e volta, e volta… no final acaba por adquirir alguma conotação de realidade para nós. O problema é que muitas vezes isso não tem nada de real, então gera um desconforto emocional desnecessário.

A utente relata que após uma reunião, o simples comentário de um colega é capaz de a perturbar por dias: “Gostei de como te apresentaste na reunião, embora parecesses estar um pouco nervosa”. Diz que é uma pessoa nervosa, não consegue mudar isso, que sente que todo o seu esforço e dedicação tem sido inúteis. Fragilizada, diz que não é suficientemente profissional ao ponto de não transparecer para os outros as suas fraquezas. Afirma ainda que certamente não vão querer que assuma mais a representação da empresa em reuniões.

Não são os nossos pensamentos, mas sim o apego que temos a eles, que provoca sofrimento. Apegares-te a um pensamento significa acreditares que ele é verdadeiro, sem o questionar. Combater isso com inteligência é aprender a identificar os pensamentos negativos automáticos que surgem. Desta forma, podemos mais tarde questioná-los e mudá-los…

A ampliação do negativo e minimização do positivo é um deles, uma vez que a utente nem sequer reparou que o colega gostou de como ela se apresentou. Também é bastante comum o raciocínio emocional, ao acreditar que as coisas são assim porque nos sentimos assim, no entanto, nós não somos as nossas emoções, apenas as sentimos. Estamos ainda perante a adivinhação do pensamento, “certamente não vão querer que fale mais em reuniões”, no entanto, a verdade é que confiaram no seu trabalho para lhe atribuírem essa responsabilidade. Às vezes pode ser útil apenas dizer: isto é pensar demais.

Quanto mais tentamos ganhar certeza sobre o desconhecido, menos confiantes – e mais ansiosos – nos sentimos. Em vez de tentar obter uma garantia elusiva, aprende a aceitar a incerteza. Pensar demais nas decisões geralmente vem do medo de fazer algo errado, mas tudo o que podemos fazer é tomar a melhor decisão possível com as informações que possuímos no momento. Os erros são oportunidades de aprender, e não algo terrível a ser evitado a todo o custo. Aprende a dominar os teus pensamentos para recuperar o teu bem-estar. Liberta o pensamento desnecessário, chamando-o do que é. Soltar as mágoas do passado e os anseios do futuro e descansar no momento presente, compreendendo que tanto o passado como o futuro consistem apenas em pensamentos e histórias, que não existem na dimensão do agora.

Talvez estejas a pensar demais nisso.
“Os pensamentos são inofensivos, a não ser que acreditemos neles.”

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